quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Filatelia para novos tempos

 Em julho de 2019 os nossos mais jovens associados concederam uma entrevista para o Jornal do Commercio. Vale ressaltar que, o JC é o mais antigo jornal amazonense ainda em circulação e um dos mais antigos do Brasil. O JC completou 117 anos no dia 2 de janeiro, esperamos ansiosos para os 120 anos, será digno de um selo. 

- Filatelia para novos tempos:


Evaldo Ferreira foi o jornalista que entrevistou os jovens acima. Salientamos que o CFA desde sua fundação recebe apoio direto e indireto do Jornal do Commercio que sempre libera espaço para matérias, textos e notas sobre nosso clube. Lembramos também que nosso primeiro presidente, Nelson Porto, escreveu por mais de 30 anos no mesmo jornal a sua "Coluna Filatélica".

- O selo nas escolas:

Imagem retirada de uma antiga edição da revista COFI (Correio Filatélico) que atualmente circula apenas digitalmente.



- Exposição filatélica e numismática Brasil 200:

Da esquerda para direita; Prof. Renato (história) Dr. Antônio Loureiro (membro do CFA) Luiz Rossetti (Membro do CFA) Jorge Bargas (Ex-presidente do Clube) Nati Cruz (representante dos Correios)
Adriel França (membro do CFA)

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2019, ocorreu nas dependências do CMPM V (Colégio da Polícia Militar V, Manaus/AM) a exposição filatélica e numismática "Brasil 200" organizada por Adriel França e Luiz Rossetti, ambos membros do CFA. A exposição recebeu este nome pois girava entorno dos 200 anos de independência do Brasil e que deveria ter ocorrido também em 2020, porém não foi possível em razão da pandemia. De forma amadora porém organizada com bastante carinho a exposição contou com peças dos rapazes e de outro amigo que também ajudou, Juan Carlo (hoje, membro do CFA).
Foram escolhidos selos e peças filatélicas que retratassem a história do Brasil como país independente. Contou também com uma sessão apenas selos estrangeiros e moedas e cédulas de outros países para aumentar o valor da exposição, e também um espaço para a exposição de telas e quadros da aluna Ana Carolina, uma jovem artista. Dos países que ali estavam sendo representados por algum peça, estavam, Rússia, EUA, México, Alemanha, França, Espanha e outros. 


Aprovada em 5 de junho pela diretoria da escola, a exposição saiu apenas em setembro devido a problemas com a própria instituição. Por luta e vontade do professor Renato da matéria de história a exposição finalmente saiu. Dr. Loureiro levou exemplares de seu livro sobre os selos da Amazônia para presentear os presentes na exposição, o presidente do Clube deu um breve palestra sobre o colecionismo, e Nati Cruz falou sobre a importância dos Correios para o Brasil e mundo. O valor da mesma foi altíssimo, pois despertou interesse de outros jovens para o colecionismo de selos e de também outros materiais. Exposições e amostras em escolas atualmente é uma das formas de atrair novos AJUNTADORES DE DE SELOS para depois se tornarem FILATELISTAS. O CFA vem discutindo a possibilidade de aumentar a quantidade de exposições em colégios da cidade de Manaus, primeiro entorno do próprio clube  e depois aumentando os horizontes indo mais além dentro da cidade, e deixem-nos sonhar, quem sabe fora da capital indo para o interior.

Algumas das peças que foram expostas

Esperamos que em 2021 possamos reproduzir o sucesso que foi a Brasil 200 na sua primeira "edição"

Para mais informações e sugestões de temas nos envie uma mensagem.
E-mail: ajuricabaselos69@gmail.com
Caixa Postal: 830
CEP: 69019-970
Manaus/AM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recentes

AMAZÔNIA NOSSOS SELOS - Joaquim Marinho

A nossa publicação de hoje vai em homenagem ao nosso saudoso amigo, Joaquim Marinho, que nos deixou em 2019. - AMAZÔNIA NOSSOS SELOS Acervo ...