domingo, 8 de novembro de 2020

Selos do 1º Centenário de Independência do Brasil

Durante o período de 7 de setembro de 1922 à 23 de março de 1923 foi comemorado o 1° Centenário da Independência do Brasil com uma grande exposição nacional  ocorrida no Rio de Janeiro. Para a ocasião foram lançados três selos comemorativos além de várias cinderelas.

- Exposição do centenário:

Ocorrida no estado do Rio de Janeiro, então capital federal, a cerimônia que se iniciou naquele dia 7 de setembro contou com a presença de 14 países diferentes. O Brasil organizou  25 diferentes sessões onde cada uma representaria uma atividades no país, algumas delas eram:  educação e ensino; instrumentos e processos gerais das letras, das ciências e das artes; material e processos gerais da mecânica; eletricidade; engenharia civil e meios de transporte e agricultura. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país ocorreu exatamente no momento da abertura da cerimônia, sendo um discurso do presidente Epitácio Pessoa.

As quatorze nações participantes eram; Da América; Argentina, Estados Unidos e México; Da Europa:  Bélgica, Dinamarca; França, Grã-Bretanha e Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Suécia e Tchecoslováquia  

- O selo do Grito do Ypiranga:

O grito de D. Pedro I não ecoou de forma que alcançasse todo o vasto império que ali se formava, visto que as noticias da proclamação da independência só chegaram no Amazonas, ou melhor, na Comarca do Rio Negro, um ano e dois meses após o ocorrido, em 9 de novembro de 1823.
 
Evento místico e emblemático, o Grito do Ypiranga, ficou marcado na história do Brasil. Pedro Américo, produziu a mando de D. Pedro II, a suntuosa tela que tanto conhecemos e que foi representada em um dos selos comemorativos para a celebração do 100 anos do ocorrido. A tela ainda está presente no imaginário popular e representa o sentimento de liberdade e de verdadeira independência que até hoje tanto almejamos.

- D. Pedro I e José Bonifácio:

Duas figuras distintas e que foram responsáveis pela criação de nossa nação. Pedro I, homem altivo, o rei guerreiro, ao contrário que pensam, não foi apenas um mulherengo, lutou pelos anseios do brasil, e por intermédio de sua esposa, a então princesa Leopoldina e de seu conselheiro e amigo José Bonifácio deu ao Brasil o status que lhe valia como nação independente.

José Bonifácio grande estadista e defensor das causas do Brasil, homem de alto valor intelectual além de mineralogista e naturalista foi reconhecido como patriarca da independência do Brasil apenas em 2018. Um dos mais importantes líderes maçônicos que o Brasil já possuiu. É reconhecido como idealizador do que hoje seria o código ambiental.

- Acervo da British Pathé:

Pathé Frères é uma empresa de origem francesa, que possuindo várias outras empresas forma um conglomerado voltado para a comunicação, arte e cinema, especialmente este último. A empresa que pertencia aos irmãos Charles, Émile, Théophile e Jacques Pathé fora responsável pela criação do que viria ser chamado de noticiário ou documentário, que era exibido antes de longas-metragens.

A British Pathé foi criada por Charles e inicialmente chamava-se Pathé News e era destinada especialmente a divulgação de noticias e acontecimentos ao redor do mundo. Sua sede esta localizada em Londres e atuou ate os anos 70. Seu imenso arquivo esta totalmente digitalizado e pode ser acessado por qualquer pessoa através do site da empresa.

Pode-se achar no meio de seu acervo uma breve gravação feita durante as comemorações do 1° Centenário de Independência do Brasil. São varias tropas de diferentes países marchando em reverência a data celebrada, além também do desfile dos primeiros carros blindados do país, que brevemente será tema de uma edição de nosso blog. Logo abaixo, encontra-se o vídeo. 


Para mais informações e sugestões de tamas nos envie uma mensagem.
E-mail: ajuricabaselos69@gmail.com
Caixa Postal: 830
CEP: 69019-970
Manaus/AM




2 comentários:

  1. Ótimo. Não perca o pique. Isto é importante para a Filatelia Amazonense.
    Convide pessoas para participarem. Loureiro

    ResponderExcluir
  2. Acho dispensável este tipo de censura prévia. Censurar só o que for injurioso e imoral.
    Loureiro

    ResponderExcluir

Recentes

AMAZÔNIA NOSSOS SELOS - Joaquim Marinho

A nossa publicação de hoje vai em homenagem ao nosso saudoso amigo, Joaquim Marinho, que nos deixou em 2019. - AMAZÔNIA NOSSOS SELOS Acervo ...