domingo, 11 de outubro de 2020

O Clube Filatélico do Amazonas

Poucos foram os clubes sociais de Manaus fundados no século XX que resistiram ao tempo e chegaram ao século XXI. A exemplo temos o Clube Filatélico do Amazonas que a 51 anos vem funcionando, mesmo que de forma modesta.

- BREVE HISTÓRIA DO CFA:

envelope circulado durante a 1° EXFILAM

O Clube Filatélico do Amazonas nasceu em 11 de outubro de 1969, e possivelmente a ideia de ter um clube social voltado ao colecionismo na capital amazonense surgiu após a 1° Exposição Filatélica do Amazonas, que ocorreu ainda naquele ano, no mês de setembro, especificamente durante a semana da pátria, no dia 5, que é data máxima do Estado do Amazonas. 

Um dos organizadores desta exposição, e por consequência, da fundação do CFA, foi o senhor Ubirajara Almeida, que mantinha no jornal Diário da Tarde uma coluna filatélica. A Coluna escrita por Ubirajara convocou em julho os filatelistas do estado para planejar uma exposição.
" O Jornal e Diário da tarde promoverão em setembro vindouro a primeira exposição filatélica de Manaus que contará com apoio da secretaria de imprensa e da Fundação Cultural do Amazonas. Pedimos aos filatelistas que compareçam a nossa redação para melhores detalhes. A exposição distinguirá os vencedores da melhor coleção, melhor tema e etc, com valiosos troféus. Esperamos que os filatelistas dêem inteiro incentivo à exposição pela comemoração do tricentenário de Manaus. (Diário da Tarde, 28 de julho de 1969)".

A exposição ocorreu entre 5 e 10 de setembro na sede da Pinacoteca Pública que naqueles tempos funcionava paralelamente no prédio da Biblioteca Pública do Amazonas. Dentre os vencedores estavam Nelson Porto e Joaquim Marinho que posteriormente foram presidentes do CFA.

Foto do dia 8 de setembro de 1969 com o grupo de filatelistas expositores.

Cremos que após a convocação de julho os filatelistas entusiasmados passaram a se reunir no Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU). E em notícia do dia 18 de agosto já noticiava as reuniões, em setembro ocorreu a 1° EXFILAM e finalmente em outubro a criação oficial do Clube Filatélico do Amazonas num dia de sábado, dia 11 de outubro.
Daquela reunião foi definida a primeira diretoria do CFA. Sendo assim composta:
"Presidente: Dr. Nelson Ribeiro Porto; Vice-presidente: Manuel Lucas Batatel; 1° Secretário: Ubirajara Almeida; 2° Secretário: Joaquim Marinho; 1° Tesoureiro: Wagner Vieira; 2° Tesoureiro: Fernando Maranho; 1° Diretor de Permutas: Mário Xavier; 2° Diretor de Permutas: Emílio Garibaldi".

- O CFA atualmente:


Reunião do dia 10 de outubro para celebrar os 51 anos do CFA.

Atualmente o CFA possui em seu quadro de associados um pouco mais de 20 sócios. Realiza uma reunião semanal, nas quartas, num espaço localizado no centro da cidade de Manaus. O espaço cedido por um dos sócios serve de sede para o clube desde 5 de agosto de 2020.
As reuniões giram entorno de temas levados pelos próprios associados e eventualmente as conversas abordam outros tipos colecionismo não ficando restrito apenas a Filatelia.
Com a pandemia, o planejamento de exposições desenvolvidas pelo sócio Adriel França foram canceladas. Vale ressaltar que, em setembro de 2019, Adriel e Luiz Rossetti, ambos sócios do CFA, realizaram no Colégio Militar da Polícia Militar V (Manaus) a exposição Brasil 200, girando entorno do Bicentenário da independência do Brasil.
No dia 10 de outubro foi eleita a nova diretoria do Clube, que exercerá o mandato até 2022, e ficando assim constituída:
"Presidente: Roberto Mendonça; Vice-presidente: Jorge Bargas; Secretário: Adriel França; Subsecretário: Yonacira Machado; Tesoureiro: Ismael Ribeiro".

A nova diretoria assume com a esperança de organizar a parte documental e institucional do Clube. Organizar exposições e incentivar ainda mais o colecionismo e também atrair novos associados sejam eles filatelistas ou simpatizantes do colecionismo.

Para mais informações e sugestões de temas nos envie uma mensagem.
E-mail: ajuricabaselos69@gmail.com
Caixa Postal: 830
CEP: 69019-970
Manaus/AM






2 comentários:

  1. Muito boa reportagem .
    Sempre vou no correio central comprar selos mas agora com a pandemia não tenho ido pretendo tão logo isto passe ,voltar ir ao correio e participar e se associar ao CFA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Muito bom. É a melhor coisa produzida nos últimos anos. Todos os sócios devem contribuir. Só essa iniciativa já indica novos tempos para o clube.

    ResponderExcluir

Recentes

AMAZÔNIA NOSSOS SELOS - Joaquim Marinho

A nossa publicação de hoje vai em homenagem ao nosso saudoso amigo, Joaquim Marinho, que nos deixou em 2019. - AMAZÔNIA NOSSOS SELOS Acervo ...