terça-feira, 20 de outubro de 2020

GUIANA INGLESA E A KAITEUR FALLS

O texto abaixo foi pesquisado e escrito pelo nosso sócio Adriel França. 

GUIANA INGLESA E A KAITEUR FALLS
Adriel França

A OCUPAÇÃO NEERLANDESA:
Várias tentativas de ocupar a região norte da América do Sul foram iniciadas ao longo dos séculos XVI e XVII. Cristóvão Colombo visitou a região em 1498 e Walter Raleigh descreveu a região em uma carta no ano de 1596. Mas foram os holandeses os primeiros europeus a  se estabelecer naquela localidade.
Espanhóis, ingleses e neerlandeses tentarem sem muito sucesso ocupar a região de forma que fosse produtiva e economicamente viável. A partir de 1616 a Companhia Neerlandesa das Índias ocidentais fixou uma fortaleza na região de Kyk-over-al e lá passaram a denominar a região de Condado de Essquibo. Vale ressaltar que tentativas anteriores fracassaram e em meados de 1700, os europeus estabelecem as primeiras plantações de açúcar, café e algodão. Sendo operada por trabalhadores escravos africanos. Essa mesma companhia também chegou ao Brasil na região nordeste. Os neerlandeses administravam três colônias, e eram elas; Demerara, Essequibo e Berbice. Em 1763 ocorreu uma rebelião de escravos em Berbice e em 1796 o Reino Unido invade a colônia de Essequibo.

NASCE A GUIANA INGLESA (1814-1866):
Após a tomada da colônia de Essequibo em 1796 os ingleses passaram a cuidar daquela região, e as outras duas colônias foram cedidas oficialmente ao Reino Unido em 1814, através de um tratado com os Países-Baixos, o tratado Anglo-Neerlandês foi oficializado no Congresso de Viena no ano seguinte. Já em 1831, o Reino Unido unifica as três colônias; Essequibo, Berbice e Demerara em uma única unidade administrativa, que passa a ser chamada de Guiana Inglesa.
Após a abolição da escravidão em 1837 a mão de obra usada nas plantações foi de portugueses, javaneses e indianos. Trabalhadores vindos de outras localidades do Reino Unido. Funcionava com uma colônia agrícola e passa a ganhar uma pequena autonomia a partir de 1953 quando é eleito o seu primeiro “primeiro-ministro”. Ganha a sua independência em 1966, mas ainda continua participando da  Commonwealth, a comunidade de países da língua inglesa.

ESSEQUIBO E A VENEZUELA:
Em 1840 Robert Herman Schomburgk, um alemão a serviço do império britânico, traçou uma linha delimitando as fronteiras da colônia com a Venezuela. O traçado feito por Robert não foi aceito pela Venezuela, alegando que o tudo ao leste do Rio Essequibo pertencia a ela, pois o seu território já era ocupado desde 1819 quando a Venezuela ainda era chamada de Grã-Colombia. A área até hoje é contestada e nos mapas venezuelanos é dita como área em litígio. Vem sendo disputada desde 1824, quando Simon bolívar em carta ao império britânico denunciou que colonos estavam invadindo território venezuelano.


RIO ESSEQUIBO E A CACHOEIRA DE KAIETEUR:
O Rio essequibo é o maior rio da Guiana tem no total 1010 km de comprimento nasce na serra de pacaraima e possui três principais afluentes o rio rupununi, potaro e mazaruni. O Rio potaro possui cerca de 225km de comprimento e em seu centro esta localizado a cachoeira de kaieteur. Essa cachoeira possui cinco vezes o tamanho das cataratas do Niágara na fronteira dos Estados Unidos com Canadá. Possui a altura de 226 m e configura entre as maiores Cachoeiras do mundo estando na oitava posição. Foi descoberta em 1870 e figura atualmente entre os cartões postais da antiga Guiana inglesa. Já foi tema de selos em diferentes períodos, uma lenda diz que, Kaier, líder de uma tribo indígena patamona para salvar seu povo de um conflito contra a tribo inimiga Caraíba se sacrificou ao Espírito Macunaíma ao atirar-se da queda d’água, perceba que Macunaíma é também o nome de um livro escrito por Mário de Andrade. A cachoeira está dentro do Kaieteur National Park, este parque foi criado possivelmente para fixar uma autonomia guianesa naquela localidade indo de contra ao o que é proposto pelo governo venezuelano. Existe um aeroporto a 6 Km da cachoeira para quê turistas e habitantes locais possam apreciar a paisagem dá oitava maior cachoeira do mundo.
Clube Filatélico do Amazonas
Caixa Postal: 830
CEP:69019-970
Manaus/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recentes

AMAZÔNIA NOSSOS SELOS - Joaquim Marinho

A nossa publicação de hoje vai em homenagem ao nosso saudoso amigo, Joaquim Marinho, que nos deixou em 2019. - AMAZÔNIA NOSSOS SELOS Acervo ...