segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Os presidentes do CFA

Em meio século de história o Clube Filatélico do Amazonas teve apenas 5 presidentes, sendo o último eleito no dia 10 de outubro.

- Os presidentes:
1- Dr. Nelson Ribeiro Bellens Porto 
1969-2004
Dr. Nelson Ribeiro Porto em 2004

Foi nosso primeiro presidente, assumiu a presidência no dia da criação do Clube Filatélico do Amazonas, dia 11 de outubro, tendo como seu vice, Manoel Lucas Batatel. Engenheiro de formação foi diretor da faculdade de Engenharia da Universidade federal do Amazonas.
Possuía uma coluna filatélica no centenário Jornal do Commercio de Manaus. A coluna durou de 1970 até seu falecimento. Dr. Nelson ficou na presidência por mais de 30 anos, afastando-se em 2004 e vindo a falecer em 2005.

2- Edgar Altino de Mauro Texeira
2004-2013
Edgar Altino em 2012.

Quando Dr. Nelson se afastou, Edgar Altino foi o responsável em ficar a frente do CFA, deixou um grande legado para o Clube Filatélico do Amazonas, pois em sua gestão foi marcada pela mudança nas reuniões para a agência dos correios, além de guardar um acervo fotográfico de décadas do nosso clube, hoje em posse de seu filho. Faleceu em 2013

3- José Joaquim Marques Marinho
2013-2014
Em razão do repentino falecimento de seu antecessor Joaquim Marinho assume a presidência do CFA ainda em 2013. Marcada por agitações internas veio a se afastar em 2014 devido problemas de saúde. Joaquim Marinho foi um dos maiores incentivadores culturais do estado do Amazonas, era um dos sócios fundadores e também integrou o grupo de filatelistas expositores na 1° Exposição Filatélica do estado. Nós deixou em 2019

4- Jorge Bargas da Silva
2014-2020
Sr. Jorge Bargas realizando sua tradicional Exposição de Natal

Com o afastamento de Joaquim Marinho, Jorge Bargas da Silva assume a presidência, ficou a frente do clube até agosto deste ano, vendo que era necessário a mudança passou a presidência para Roberto Mendonça. O legado de Bargas foi marcado pelas chegada de novos associados além de que em seu mandato foi comemorado o cinquentenário da instituição.

5- Roberto Mendonça
2020-
Roberto Mendonça, coronel reformado da Polícia Militar do Amazonas, assumiu a presidência em 10 de outubro em razão do fim do mandado de seu antecessor. Assume com a premissa de elevar o status do Clube Filatélico, além de promover exposições e algumas mudanças administrativas.
Convidou nosso Ex-Presidente Jorge Bargas para ser o seu vice, o qual aceitou.

A nova diretoria assume após altos e baixos na organização administrativa do CFA, ficando assim constituída:
Presidente: Roberto Mendonça
Vice-presidente: Jorge Bargas da Silva
Secretário: Adriel França
Subsecretário: Yonarcira Machado
Tesoureiro: Ismael Ribeiro.

Endereço postal:
Clube Filatélico do Amazonas
Caixa Postal: 830
CEP:69019-970
Manaus/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recentes

AMAZÔNIA NOSSOS SELOS - Joaquim Marinho

A nossa publicação de hoje vai em homenagem ao nosso saudoso amigo, Joaquim Marinho, que nos deixou em 2019. - AMAZÔNIA NOSSOS SELOS Acervo ...